sexta-feira, 28 de junho de 2013

O incrível mundo pós apocalíptico de Fallout

          Yohoho! Estou de volta e como prometido com um artigo sobre Fallout! E não, não é a música do Alter Bridge (sim sei que muitos não entenderam a piada), mas sim a franquia de games Fallout. Então venham comigo e enjoy your stay!
          O primeiro jogo da franquia foi lançado em 30 de novembro de 1997 publicado pela Interplay, exclusivo para computadores, a premissa desse jogo era fazer uma espécie de simulador de apocalipse nuclear. Naquela época o jogo não era um FPS como atualmente, ele se passava em uma visão isométrica que nada mais nada menos é uma visão no shit dude! em que o posicionamento da câmera simula uma perspectiva tridimensional em um jogos 2D. Pra resumir isso eis aqui uma imagem.
                Mas como o apocalipse nuclear chegou nesse jogo? Bem, tudo começou em 2077 quando em uma grande tensão ocasionada pela escassez do petróleo, os Estados Unidos e a China iniciam uma guerra nuclear. Sabendo dos ataques iminentes o governo americano criou os VAULTS que são nada mais nada menos do que abrigos nucleares e colocou nesses abrigos cidadãos com pouca propensão a doenças e que tinham boa saúde. E é num desses VAULTS que o jogo começa, anos (creio que décadas) após as explosões que devastaram a costa leste americana. Ah e apesar do jogo acontecer no futuro tudo é bem ao estilo anos 50.
O estilo de jogo é RPG, ou seja, você vai evoluindo e adquirindo habilidades e afins. 
                O sistema de pontos é algo bem interessante, se chama S.P.E.C.I.A.L e cada letra significa um atributo, S é Strenght ou seja a força do seu personagem, P é Perception que é a percepção, E é Endurance que é a resistência dos golpes que tu irás levar durante o jogo, C de Charisma que será necessário para algumas missões e pra conseguir barganhar os preços dos itens, I de Intelligence que é a inteligência, A de Agility que serve tanto para recuperar os seus Action Points tanto para recarregar as armas e por fim o L de Luck que é a sorte que ajuda você a dar danos críticos em combate. Uma curiosidade que vi no Critical Hits é que se você colocar a inteligência do seu personagem menor que 3 ele se comunica através de barulhos. Existem também outros pontos que podem ser distribuídos sempre que se aumenta de nível, mas já que são muitos não irei especificar cada um, perícias e algumas habilidades especiais passivas.

                  Em 28 de Outubro de 2008 produzido pela Bethesda Softworks foi lançado o terceiro game da franquia, que também é um dos mais famosos e foi indicado a game do ano na VGA, Fallout 3. Dessa vez o jogo tem uma perspectiva em primeira pessoa do contrário dos seus antecessores. A história se passa em um VAULT em Washington D.C no ano de 2277, exatamente 36 anos após o fim do segundo título da série. Nesse jogo você pode ver um pouco do crescimento do seu personagem desde bebê até adulto/adolescente (não lembro exatamente). Quando em uma espécie de revolução no VAULT onde você (o personagem) vivia você deve sair de lá para resgatar seu pai, que é o Liam Neeson. Sério eu não tô brincando o pai do personagem principal é o Liam Neeson. Anyway, continuando, o sistema S.P.E.C.I.A.L continua presente aqui e as skills e perks também, são no total 13 skills e 58 perks. O combate é como num jogo de FPS normal, atire, acerte e mate, só que nesse caso tudo depende dos seus atributos e afins. Também existe um sistema chamado V.A.T.S (quantas siglas,não?), quando se ativa esse sistema o jogo pausa e foca no inimigo, assim você pode escolher com toda a calma do mundo onde você quer ou não acertar o seu adversário. Nesse jogo você pode explorar todo o mapa em busca de itens, missões e afins ou simplesmente sair andando e atirando em tudo e em todos. Um dos destaques desse título é a imersão que o jogador sente ao sair do VAULT, pois o cenário é uma excelente simulação de um mundo pós apocalíptico e em certos pontos você pode encontrar um poço de radiação onde você pode receber alguns gamas e betas.
                    E finalmente ao grandioso Fallout New Vegas. Ele foi lançado em Outubro de 2010 também pela Bethesda Softworks e segue os mesmos passos do Fallout 3, só que dessa vez você está no Deserto de Mojave e é uma espécie de entregador, que ao ser roubado leva um tiro na cabeça. Após isso um doutor muito daorinha te salva e após isso você começa uma viagem em busca do seu pacote, recuperar sua memória e se vingar dos lafranhudos que te deram um balaço na cabeça. Enquanto você procura por isso você acaba caindo de pára-quedas (metaforicamente) em uma disputa entre três grupos. A NCR (New California Republic) um grupo que quer reestabelecer o governo pré-apocalipse, a Ceasar’s Legion que é um grupo que segue os padrões da Roma antiga e os robôs do Mr House que querem apenas a independência de New Vegas da NCR. 
                  Algumas das inovações desse jogo é o sistema de karma em que você ao praticar algo errado contra alguém ou alguma facção diminui o seu karma e com isso diminuir sua sorte. Também há o modo hardcore que consiste do mesmo gameplay, só que seus ferimentos são curados apenas com uma Doctor Bag e você precisa dormir e beber água sempre, além do aumento da dificuldade. Uma coisa que irrita bastante é que quanto mais perto do fim do jogo maior o número de bugs que o jogo apresenta e os loadings serem bem mais demorados e outra, estão vendo o soldado da imagem acima? Então você os vê em várias propagandas do jogo, mas no jogo vai ser muito difícil ver um ou achar uma armadura dessas. Triste, eu sei. E para finalizar o artigo uma curiosidade, o Benny é dublado pelo Matthew Perry o Raul, um dos seus companions é dublado pelo Danny Trejo.
               Então aqui me despeço de vocês com mais um artigo, até a próxima. Cheers!

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