terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Primeiras impressões: Far Cry 4,i was looking for some action, but all i found was opium and alcohol

Ahoy, meus amigos, como estão? Novamente uso essa introdução genérica, mas o texto não vai ser genérico, vai ser sobre as minhas impressões do Far Cry 4, que no meu caso foi jogado na versão de Xbox 360, pois não sou ostenteiro e doador de kits ilusões. Enfim, vamos lá e cuidado com as águias e dholes, esses animais são exímios filhos da puta.



E vamos começar com a fauna do lugar, que é habitada por rinocerontes, lobos, jaguares, tigres de bengala, ursos, peixes demoníacos (not even kiddin’ bro), abelhas, macaquinhos, iaques, javalis, cobras, bharals, honey badgers, sambares e os elefantes (que são bem úteis no jogo), ou pelo menos foram todos esses que vi até agora. Os bichinhos carnívoros podem ser usados para fins stealth, como por exemplo matar os inimigos por você e causar o caos enquanto você avança até seu objetivo. As abelhas também podem ser usadas para matar os inimigos ao se atirar nas suas colméias, assim você pode causar morte a vários inimigos. Além disso, os animais podem ser caçados para eventuais melhorias de seus inventários de armas, munição, dinheiro, seringas e itens, algumas dessas melhorias sendo só feitas por meio da caça de animais raros que podem ser achados nas missões de Kyrat Fashion Week.



Por falar nas seringas, existem cinco delas no jogo, as de cura que são feitas com duas folhas verdes e são feitas automaticamente quando você colhe as folhas, enquanto as outras são desbloqueadas na árvore de skills do elefante. A seringa de caça que serve para spotar os animais mais próximos na tela pode ser feita ao coletar folhas azuis e vermelhas, a de foco serve para correr e nadar rapidamente e habilita ficar mais tempo embaixo d’água e é feita a partir de folhas azuis e amarelas, a de sobrevivência é para reduzir o dano físico e as chances de ser derrubado em combate, ela pode ser feita a partir de folhas vermelhas e amarelas e por último a seringa de overdose que lhe deixa dar o dobro de dano, porém você também leva o dobro dos inimigos, essas são feitas com folhas brancas e roxas. Todas essas seringas têm aumento de nível, que até agora não cheguei a fazer por não achá-las realmente necessárias (só usei a de cura e olhe lá).

Aliás, seria uma boa explicar o sistema de nível desse jogo não? Então, nele você tem duas árvores de skill, a do tigre que é para aumentar habilidades do combate e a do elefante que aumenta habilidades defensivas e as das seringas. Eu fortemente sugiro jogadores de primeira viagem investir fortemente na árvore do elefante até liberarem a habilidade de recuperar dois slots de HP com o healing “hardcore”.


“E qual a história dessa budega seu filho da puta errante?” Bem, a história é basicamente um grande “você estava no lugar errado, na hora errada, com as pessoas erradas” e vocês se perguntam o que caralhos estou falando, irei explicar agorinha. O jogo começa com a cutscene que serviu para o reveal trailer do game, após isso você “acorda” no forte do Pagan Min, com um jantar a sua frente, o De Pleur, personagem que vai ser importante mais a frente na história, e um maluco que não lembro o nome pois ele morre no início do jogo, ocorre um diálogo e você fica livre pra andar pela área interna do local, você pode escolher entre esperar ou fugir, caso escolha fugir você irá encontrar uma sala de tortura onde o De Pleur está fazendo um interrogatório com o maluco que chamarei de seu Zé, então você continua andando e encontra Sabal, um dos líderes do Golden Path, uma milícia rebelde que luta contra Pagan Min para libertar Kyrat de sua tirania e proteger o povo e BULLSHIT! Enfim, você foge, segue o curso da história e chega a uma torre, há luta e depois uma avalanche, com isso você fica desacordado e é levado para um vilarejo na puta que pariu e encontra a outra líder do Golden Path, Amita, que é extremamente gata. Sim, eu tenho direito de ter uma waifu nesse jogo e oh meu deus, o que estou falando? Enfim, devaneios a parte, a história vai girar em torno de como eles ficam brigando pela liderança do Golden Path, quem o Ajay vai ajudar e tiros, explosões, assassinatos silenciosos, um arco maneiro, águias filhas da puta e ANDAR NUM FODENDO ELEFANTE ATIRANDO COM UMA METRALHADORA!

FUCK YEAH KYRAT!

            Aqui temos uma foto da Amita por nenhum motivo além de eu achá-la bonita.


O arsenal disponível pra você passar por todo esse perrengue é bastante bom, vai de uma simples AK-47, não a faca, até um lança chamas, claro que as armas que você vai valorizar mais são aquelas mais silenciosas, como o arco e a sniper com silenciador, mas é sempre bom ter uma metralhadora pronta pra fazer tanto barulho necessário para destruir os seus inimigos. Uma coisa bastante interessante que existe nesse jogo é que a cada torre que você libera dos discursos de rádio do Pagan Min, você ganha uma arma de graça na loja, outras especiais são liberadas fazendo missões extras, aumentando o nível de karma e outras coisitas mais que não cheguei a explorar.

Resumindo tudo, minhas impressões iniciais do jogo são bem boas, claro, o jogo tem falhas, como o sistema de direção que aparentemente não é capaz de fazer o carro dar uma simples ré sem girar pra lados aleatórios, o Pagan Min aparecer apenas no início e aparecer novamente só no final (nosso vilão kpopeiro só é citado ou então liga para você durante o jogo e nada mais) e claro, o fato do Pagan Min não ser tão interessante quanto o Vaas, que com certeza é o vilão mor da franquia Far Cry, fora isso é um bom jogo, vale a pena explorar bastante dele e o mais legal de tudo isso, o tempo que você vai gastar pra terminar o jogo é grande, com 10 horas de gameplay é possível liberar metade do cenário e fazer uns 24% de tudo que o jogo pode lhe oferecer, claro isso varia da paciência de qualquer um e do quanto carisma a pessoa tem pelo game.

    Sim o Neymar coreano nunca vai ser tão legal quanto o Vaas, não importa o quanto me falem o contrário.

E é isso aí amiguinhos, finalmente pude ter 100% de confiança para escrever sobre esse jogo, espero que gostem e caso eu tenha falado alguma merda (não vale dizer que o blog inteiro é uma merda, okay?) me perdoem, pois ainda estou na metade da história e com 30% do game completo, se eu esperasse pra fazer a análise completa iria conseguir só no outro ano, mas é isso aí, até a próxima e beijocas no coração.